Centro Histórico Porto Seguro

O Centro Histórico de Porto Seguro é o ponto de partida para conhecer a da história do Brasil. A região é tombada como patrimônio histórico e ali fica o Marco Zero do Descobrimento (1503). O centro tem várias casinhas, igrejas e museus, além de um farol onde todo mundo tira foto.

Para comprar algumas lembranças da cidade, esse também é um bom lugar. Com belo visual para o mar, ruínas e construções, essa é a parte histórica da cidade que você não deve deixar de conhecer.

Centro Histórico Porto Seguro

Ponto Imperdíveis para visitar no Centro Histórico de Porto Seguro

Tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1973 como Patrimônio Histórico Nacional, e reconhecido pela UNESCO no ano 2000 como Patrimônio Natural da Humanidade, o Centro Histórico de Porto Seguro, localizado na Cidade Histórica, leva às origens do Brasil, voltando ao período do Descobrimento.  O local tem prédios do século XVI. A geografia quase parece um museu natural – um cenário que já havia cativado os primeiros visitantes em abril de 1500, servindo de inspiração para Pero Vaz de Caminha.

O Marco do Descobrimento é um monumento trazido de Portugal junto com as caravelas da frota. A Igreja Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, tem uma torre em louça de Macau e possui em seu interior imagens sacras dos séculos XVI e XVII. O local abriga, por exemplo, a imagem de São Francisco de Assis do século XVI. Tem estilo rococó (manifestação do movimento barroco) em toda a construção, principalmente nos altares.

A Igreja Nossa Senhora da Misericórdia, de 1526, conserva a imagem rara do Nosso Senhor dos Passos, com olhos de vidro, dentes de marfim e gotas de sangue confeccionadas com rubi. A igreja Nossa Senhora da Misericórdia possui estilo barroco e conserva as paredes e a parte central desde sua origem. É a igreja mais antiga do Brasil.

A Casa da Câmara e Cadeia é referência por abrigar o Museu de Porto Seguro. Sua exposição retrata a vida indígena anterior à chegada dos portugueses ao Brasil, e é possível ver diversos artefatos utilizados por tribos brasileiras. Na parte inferior do está a cadeia, onde ficavam os presos da época. A Casa da Lenha era uma casa onde os produtos que seriam embarcados ficavam armazenados. A sua localização, próxima ao Rio Buranhém, facilitava muito a operação de embarque. O casarão, que teve seu traço original preservado, abriga atualmente o gabinete do executivo municipal, ou seja, a sede da prefeitura de Porto Seguro. Sua localização está mais afastada dos pontos citados anteriormente, estando mais próxima do Passarela do Descobrimento e da Praça Manoel Ribeiro Coelho.

Já a Igreja de São Benedito, construída pelos jesuítas, guarda as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil. Foi construída a meados do século XVI pelos Jesuítas na atual Rua Dr. Antônio Ricaldi. Os jesuítas têm grande importância na vida histórica brasileira. Houve vários conflitos, principalmente entre colonos e índios e entre colonos e jesuítas. O principal conflito se deu pelo choque de mentalidade entre os recém-chegados e os locais. Os índios eram considerados improdutivos por conta da vida levada dia a dia sem acúmulo de riquezas.

Os jesuítas estabeleceram inúmeras missões autossustentáveis em que tentavam recriar o modo de vida do índio, o que lhes foi extremamente prejudicial, dizimando sua população através das doenças trazidas pelos colonos. Pelo fato de reunirem vários índios nessas missões, entravam em conflitos frequentes com os colonos, que queriam se apossar dos índios para realizarem seus trabalhos de extração. Para o colono era extremamente conveniente formar vínculos com os indígenas, pois esses lhe serviriam na extração de pau-brasil e outros produtos tropicais. Assim, os colonos invadiram muitas dessas missões e mataram índios e saquearam os jesuítas. Não era tão fácil aliciar os índios, então se intensificou sua escravização. A Coroa ficou do lado dos colonos, nesse contexto de conflito de interesses na nova colônia, o que culminou na expulsão dos jesuítas do Brasil.

Mapa de localização

Deixe seu comentário