Pontos Turísticos Porto Seguro

Há muitos pontos turísticos em Porto Seguro, esta cidade citada como terra mãe do Brasil, se situa no Sul do Estado da Bahia. Conhecida por ter sido a primeira vila fundada no país, no século XVI, esse caloroso município tem pouco mais de 146 mil habitantes e fica cerca de 710 quilômetros da Capital Salvador.

Além disso, Patrimônio Histórico Nacional e Natural da Humanidade, Porto Seguro preserva muito bem, em seus quase quinhentos anos, suas riquezas naturais, culturais e arquitetônicas.

Pontos Turísticos Porto Seguro

1. Centro Histórico: Antes de pensar em somente aproveitar o Carnaval em Porto Seguro, saiba que a cidade possui um rico Centro Histórico, que fica na região conhecida como Cidade Alta, próximo ao terminal rodoviário da cidade. Ele abriga um conjunto arquitetônico com várias relíquias da história do Brasil. É uma região pequena que você consegue conhecer em cerca de 3 horas. Alguns dos destaques são o marco do descobrimento, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena, o Museu do Descobrimento (montado em uma prisão construída no século 18).

Além de lojinhas de souvenir que funcionam nas charmosas casinhas coloridas, ruínas e outras igrejinhas ali perto. Próximo ao Centro Histórico, cerca de 10 minutos de caminhada, você pode visitar também o antigo Farol de Porto Seguro e apreciar a vista para o mar.

2. Memorial do Descobrimento: O Memorial do Descobrimento é um conjunto de construções que foram recriadas para contar a história do descobrimento do Brasil. Ele fica à beira do mar e possui uma área construída de aproximadamente 600 m². No museu há réplicas de ocas com utensílios indígenas e a réplica, em tamanho real, do navio em que os portugueses chegaram ao Brasil – você pode, inclusive, entrar no navio.

3. Passarela do Descobrimento: Também conhecida como “passarela do álcool”, por conta das várias barraquinhas que vendem bebidas e drinks, a Passarela do Descobrimento está localizada à beira do mar em uma das principais avenidas de Porto Seguro. Além das bebidas, na passarela você também encontra várias lojinhas de artesanato, boutiques e restaurantes para aproveitar à noite. Sim! A noite é o melhor horário para conhecer esse ponto turístico de Porto Seguro. É que as barraquinhas de bebida funcionam na região a partir das 18 horas, além dos restaurantes, que por conta disso, também tem maior movimento durante à noite.

4. Praias: Porto Seguro é uma cidade que possui vários distritos e outras cidades próximas que são também banhadas por diversas outras praias. Por isso, o leque de opções é muito grande. São necessários vários dias se você quiser conhecer todas as praias de Porto Seguro. Mais detalhes você pode conhecer no artigo sobre as praias de Porto Seguro. Já neste outro há uma visão geral, um mapa com as melhores praias da Bahia.

Dentro da cidade de Porto Seguro você pode conhecer as praias do Mundaí, Mutá, Taperapuan, Barramares e Itacimirim. Todas ficam coladinhas umas nas outras, por isso, no mapa turístico de Porto Seguro no início deste artigo coloquei apenas Mundaí como exemplo. Se gosta de praias, você pode conhecer outras que ficam distribuídas nos distritos e cidades próximas como Arraial D’ajuda, Cabrália, Trancoso e Caraíva. Nesses distritos, há praias como a de Coroa Vermelha, Santo André, Pitinga, Espelho, Barra Velha, Coqueiros e várias outras.


5. Parque Marinho de Recife a Fora: O Parque Marinho de Recife de Fora fica em alto mar (cerca de 10 km do continente em uma viagem de barco de 1 hora) e abriga um recife de coral com diversas espécies de peixes e vida marinha no qual você pode mergulhar para conhecer. O mergulho (equipamento completo com tanque de oxigênio ou de flutuação com snorkel) vale muito a pena. Ao todo o parque marinho tem 17,5 km2, mas apenas 3% dele está liberado para visitação. Existem várias agências de turismo credenciadas para fazer esse passeio, como a Pataxó Turismo e a Cia do Mar. Inclusive dá para comprar antecipado o voucher para o passeio no Parque Marinho de Recife de Fora.

6. Reserva da Pataxó da Jaqueira: Essa é uma reserva na qual 32 famílias indígenas Pataxó vivem e fica bem pertinho do Centro de Porto Seguro, cerca de 12 km de distância. A ideia de visitar esse ponto turístico de Porto Seguro é conhecer os costumes e entender a importância da preservação das terras indígenas. No passeio você conhecerá palavras da língua pathxôhã, a mata, participar de alguns jogos, fazer pintura corporal e comer as comidas típicas feitas pelos próprios índios. É possível inclusive dormir uma noite na aldeia. Toda a apresentação, visita guiada e palestras é feita pelos próprios índios da Reserva Pataxó da Jaqueira.

7. Observação da Baleia Jubarte: De julho até outubro, as baleias jubarte procuram as águas quentes do litoral baiano para se reproduzir e é nesse período que acontecem os vários passeios para observação das baleias jubarte em Porto Seguro. É possível ver as baleias, muitas com filhotes, nadando em volta da embarcação e ouvir o famoso canto das baleias. O passeio é guiado pelas agências de turismo credenciadas com pessoas capacitadas, inclusive um biólogo, que oferecem informações sobre as baleias e orientam sobre como proceder durante o passeio que dura em média 4 horas, das quais 1h30 é somente para chegar no local da observação.

8. Arredores de Porto Seguro: há diversas cidades nos arredores de Porto Seguro que possuem outros tantos pontos turísticos que valem muito a pena conhecer também. Santa Cruz Cabrália é um município que faz divisa com Porto Seguro e possui igrejas, Centro Histórico, mirantes e praias que são deslumbrantes. Já Arraial D’ajuda é um distrito de Porto Seguro e fica do outro lado da margem do Rio Buranhém. É famosa por sua vida noturna agitada entre as ruas do Mucugê e Beco da Cores.

Outras localidades que valem a visita são Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho, que ficam cerca de 30 km de Porto Seguro, e também são muito requisitados pelos turistas.

Deixe seu comentário